CARITAS CHRISTI URGET NOS

“Amar os outros é como você aprender a amar a Deus através proximidade fraterna e solidária  dos pobres e abandonados”, Papa Francisco.

 

O Jubileu é ocasião de encontro com Deus, para melhor servir os irmãos. Encontrar a misericórdia de Deus significa tornar-se misericordiosos com os próprios irmãos, no espírito das obras de misericórdia corporal e espiritual. Isto pode ajudar a combater aquela mundanidade espiritual na Igreja à qual muitas vezes o Papa Francisco pede que prestemos atenção.

Para viver também nos nossos lugares de serviço a graça do Jubileu, o Papa Francisco encarregou o Pontifício Conselho Cor Unum, que segue a nível universal o serviço da caridade da Igreja, de propor a quantos trabalham de diversas formas na actividade caritativa da Igreja, um dia de retiro espiritual no tempo de Quaresma com o tema: Caritas Christi urget nos.

O dia deveria ser celebrado possivelmente a nível local, no âmbito de cada grupo, porque é vontade do Santo Padre que o Jubileu seja celebrado sobretudo in loco. Não foi estabelecido um único dia para toda a Igreja universal, de maneira a permitir a cada organismo, grupo ou instituição de caridade, que o realize com grande liberdade, de acordo com as próprias exigências. A fim de contribuir para a sua preparação, apresentamos a seguir uma proposta de base, que poderá depois ser adaptada, mas que substancialmente é celebrativo-litúrgica a fim de favorecer o encontro pessoal com o Senhor. Pode ser integrada com a passagem através da Porta Santa do Jubileu estabelecida localmente.

O dia poderá desenvolver-se em três momentos: uma celebração penitencial com confissões individuais; um momento de partilha em grupo; a celebração eucarística.

Para a celebração penitencial foi preparado um esquema que prevê uma introdução, duas leituras intercaladas por um salmo, um esquema de catequese para preparar as confissões, as próprias confissões, possivelmente no âmbito da celebração, para indicar a dimensão comunitária do nosso caminho de fé.

POSTER JUBILEO

Para o momento de partilha em grupo foram propostas algumas perguntas para ajudar o diálogo sobre quanto se vive no próprio serviço, quer no compromisso pessoal quer na experiência com os outros.

Para a celebração eucarística pode-se aplicar o formulário «Para pedir a caridade», que poderá ser utilizado, de acordo com o respectivo Bispo, nos dias úteis, mas não nos domingos e nas solenidades e nos dias de segunda-feira a quarta-feira da Semana santa, atendo-se às normas litúrgicas (cf. Institutio Generalis Missali Romani, 374). Ao contrário é bom manter as leituras do dia da Quaresma, para permanecer no espírito do tempo litúrgico.

No material proposto encontra-se também a oração do Papa Francisco para o Jubileu e uma lista das obras de misericórdia corporal e espiritual, nas quais o dia de retiro se inspira.

É fornecido também um cartaz que representa Jesus Bom Pastor e as obras de misericórdia. Poderá ser utilizado, adaptando-o à língua e às iniciativas locais.

Para ulteriores informações é possível consultar directamente o site do Pontifício Conselho Cor Unum (corunum@corunum.va ; cath-aid@corunum.va)

Para dar misericórdia , devemos receber misericórdia.

Autor: Pontifício Conselho Cor Unum

 

Faça o download do material.

Faça o download do cartaz.

Fundación Populorum Progressio

Fundación Populorum Progressio al servicio de indígenas, campesinos y afrodescendientes de Latinoamérica.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *